casa y

MHNS

O projecto define a estratégia de incorporação de uma estrutura museológica no antigo mercado da Vila Velha de Sintra.

O sistema expositivo constrói-se como uma estrutura dinâmica, que apresenta a colecção de um modo não linear, permitindo ao observador leituras transversais relativamente os objectos expostos.

Esta ideia de génese, materializa-se através de um sistema de suportes de peças em planos horizontais, que remetem formalmente para uma estrutura orgânica, metáfora da natureza, fundamento de todos os elementos que constituem a exposição. Os fundamentos desta exposição serão duas paredes-expositores que organizam espacialmente a sala de exposições permanentes, uma nave de 400m2. Este sistema é apoiado por elementos expositivos centrais que albergam peças de maiores dimensões e elementos multimedia.

No piso superior será desenvolvido um sistema modular de apoio a exposições temporárias e outro eventos. Este sistema é constituído por um único módulo de fibra de vidro que permitirá várias utilizações, desde a construção de um pequeno anfiteatro, passando por elementos expositivos até à simples utilização como assento.

Arquitectura: Jorge Sousa Santos, Eliana Sousa Santos, Bruno Ferraz.
Requerente: Câmara Municipal de Sintra - concurso por convites - 1o classificado data: Outubro 2004.
Construção: Dezembro 2005.
localização: Sintra museu de história natural de sintra - colecção miguel barbosa.

Rua Alexandre Oneil nº3, 1º Dtº
1300-031 Lisboa - Portugal
Tel | Fax +351 210 198 600