casa y

Comurb

Edifício de Serviços em Caldas da Rainha. O objecto remata uma grande área aberta de carácter público, desenvolvendo-se com base num quadrado definido à priori pelo dono de obra. A massa do edifício é perfurada por três grandes pátios interiores, com jardim, que proporcionam iluminação ao interior e se articulam com a dinâmica de diferentes alturas de pés-direitos. Estes pátios para além de permitirem a entrada de luz na totalidade do edifício constituem-se como espaço de pausa, pois podem ser apropriados pelas funcionalidades do bar, permitindo que se integrem como pequenas áreas de esplanada.

A superfície do edifício caracteriza-se por uma “fachada cortina” dupla contínua, constituída por pilares de aço revestidos com peças cerâmicas de vidrado verde, numa clara citação à produção industrial e artística da cidade.

A presença nocturna do edifício potencia a abertura à comunidade. A transparência da fachada iluminada proporciona um convite a uma ocupação mais flexível do edifício. Os seus múltiplos átrios e salão nobre permitem a utilização de eventos como conferências, exposições e recitais, para além do horário de atendimento.

Arquitectura: Jorge Sousa Santos, Eliana Sousa Santos, Bruno Ferraz.
Requerente: Concurso público para a elaboração do projecto de execução do edifício sede da comunidade urbana do Oeste.
Data: Outubro de 2004.
Localização: Caldas da Rainha sede da comunidade urbana do oeste.
Short list (semi-finalista) prémio Possible Futures Bienal de Arquitectura de Miami 2005.

Rua Alexandre Oneil nº3, 1º Dtº
1300-031 Lisboa - Portugal
Tel | Fax +351 210 198 600