Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

Óptica em Beja

A intervenção compreendeu a recuperação e transformação de um edifício de 3 pisos no centro histórico de Beja. No piso 0 define-se um espaço comercial que se liga através de um duplo pé direito ao piso 1 que suporta um área de exposição e dois gabinetes de optometria. O piso 2 corresponde a uma área administrativa e de apoio.

O objectivo do projecto é criar um sentido de unidade no interior da loja e conseguir resolver a exposição dos óculos de um modo inovador. Este objectivo é perseguido com a parede de exposição principal da loja. Esta parede é materializada por uma multiplicidade de espelhos redondos, uma reinvenção do clássico espelho de barbear com a possibilidade de expor óculos na face oposta ao espelho. Este sistema promove um sentido de interactividade com o cliente, uma vez que este pode transformar o suporte dos óculos que acabou de retirar num espelho com uma simples rotação. Desta forma resolve um problema fundamental em lojas de óptica, a posição dos espelhos e a sua relação com a exposição.

O conjunto de espelhos redondos formam uma matriz que se desenvolve ao longo do espaço de duplo pé direito com o objectivo de criar uma ligação entre estes dois pisos. Esta unidade é também conseguida através da escolha de materiais. O pavimento em Acer é transformado na parede de suporte dos espelhos, as superfícies lacadas a branco potenciam o sentido de contraste criando o suporte ideal para imagens de referencia.

Arquitectura: Jorge Sousa Santos, Ismael Prata, Patrícia Costa.
Cliente: Mário Consultoria Óptica.
Projecto: 2008
Construção: 2009.
Localização: Beja.

Rua Alexandre Oneil nº3, 1º Dtº
1300-031 Lisboa - Portugal
Tel | Fax +351 210 198 600